Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

São Francisco de Assis_Parte 1




Pessoas são devotas a algum tipo de Santo. Por escolha própria, um pedido e até mesmo uma promessa. Acho que não devemos nos agarrar, de forma absurda, ilustrar estatuetas de barro. Mas, convenhamos que existiram pessoas incrivelmente admiráveis nesta vida, que fizeram diferença, e que até mesmo modificaram o rumo das coisas.

Grandes guerreiros e sábios. Achei interessante saber tais fatos da vida do franciscano “Francesco”. Há muito que eu gostaria de conhecer mais sobre este Santo, já que ele é o protetor dos Lobinhos, é ensinado sobre ele no Escotismo, toda criança deve conhecer a sua história.

Vamos começar assim: Você conhece a história do Lobo de Gubbio? Ou é somente uma lenda Italiana? “Quando São Francisco morava na cidade de Gubbio, apareceu na comarca um grande lobo, terrível e feroz, não só devorava os animais, mas também atacava os homens ao ponto de que estavam todos aterrorizados, porque várias vezes o lobo chegava bem próximo da cidade. 

São Francisco movido pela compaixão quis sair e enfrentar lobo, mas os moradores da cidade não quiseram deixar e tentaram dissuadi-lo. Mas São Francisco caminhou resolutamente para onde estava o lobo e na vista de muitas pessoas aconteceu o seguinte: O lobo avançou em direção de São Francisco com a boca aberta e Francisco fez o sinal da cruz o chamou e disse: "Vem aqui irmão lobo, eu te mando da parte do Nosso Criador Jesus Cristo. Que não causes dano a ninguém e a nada - Coisa admirável. Disse apenas isto e o terrível lobo fechou a boca e se aproximou mansamente, deitando-se aos pés de São Francisco. 

São Francisco então disse: "Irmão lobo, estás fazendo muitos danos e medo neste povoado maltratando e matando criaturas de Deus sem a permissão Dele. Você não está contente em matar outros animais e bestas e ainda tem o atrevimento de dar morte e causar danos ao homem, imagem de seu Deus. Por tudo isto está merecendo a forca do ladrão e do homicida malvado. 

Quero irmão lobo, fazer as pazes com você e o povo dessa cidade, assim pare de perseguir os homens e seus animais. Com estas palavras o lobo baixou a cabeça e São Francisco disse "vou fazer que o povo desta cidade te dê o necessário de modo que não passe fome, mas não faça nenhum mal nem ao homem nem a outro animal. Me prometes? O lobo inclinando a cabeça diz entender claramente o que dizia São Francisco e este estão disse; "venha comigo". O lobo levantou a pata dianteira e colocou-a na mão de São Francisco e daquela data em seguida o lobo ia de porta em porta e todos o tratavam como a um cachorro de estimação e davam a ele comida e abrigo. E o lobo não causou nenhum mal a esta gente. Viveu mansamente e morreu de velho nesta cidade como lembrança do milagre de São Francisco. Dia 4 de Outubro é dia de São Francisco de Assis. 

Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais, meio ambiente e dos Lobinhos. Pra mim ele é, porém, o Santo dos Jovens. Um exemplo de conversão a ser seguido. Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos.  Seu pai, Pedro Bernardone, era comerciante. 

O nome de sua mãe era Pia e alguns autores afirmam que pertencia a uma nobre família da Provença. Tanto o pai como a mãe de Francisco eram pessoas ricas. Pedro Bernardone comerciava especialmente na França. Como muitos falavam nisso quando nasceu seu filho, as pessoas lhe apelidara "Francesco" (em francês), por mais que no batismo recebeu o nome de João. Em sua juventude, Francisco era muito dado às românticas tradições cavalerescas que propagavam os trovadores. 
Dispunha de dinheiro em abundância e o gastava prodigamente, com ostentação.  Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a ideia por não ter muito jeito para isso. 

Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira  alcançar o status que sua condição exigia. Contudo, em 1206 para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. 

Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos”.


CONTINUA...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...