Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Dia dos Namorados


Dia de São Valentim, data especial e muito esperada pelos namorados. Esta comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais com troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro. Valentine’s Day nos Estados Unidos, a história desta celebração é bastante antiga.  O nome vem de um mártir cristão chamado Valentine e o dia foi estabelecido pelo Papa Gelasius I no ano 496, mas começou a ser associado com amor romântico na idade média.

Tradicionalmente este é o dia quando os amantes expressam seu amor um ao outro, através de flores. Valentine, Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno a deusa da mulher e do matrimônio e de Pan o deus da natureza. Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade. Isto não daria certo nos tempos de hoje. Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros.

 Por isso, os namorados usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada. Segundo uma lenda, o imperador Cláudius II estava mais interessado em seu exército e nas guerras do que na vida em família, e ele estava convencido de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados e não teriam medo no campo de batalha. Tanto era verdade, que o imperador foi tão longe a ponto de ditar uma lei proibindo o casamento. São Valentino, contudo, desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimônios em segredo, até ser descoberto, preso e executado.  

Durante os dias, em que esteve aprisionado, vários apaixonados passavam pela janela da cela do sacerdote e jogavam flores e mensagens dizendo acreditar no poder do amor. Uma das jovens era filha do carcereiro e conseguia visitar Valentim. No dia de sua execução, no ano de 269, o condenado agradeceu as conversas com a amiga através de uma carta, fazendo com que muitos acreditassem que ele havia se apaixonado pela moça. Essa mensagem teria iniciado a prática dos namorados trocarem mensagens de amor. 

Eis a prática tão intensa de cartas de amor que vemos nos dias de hoje, uma mulher se encanta ao receber este tipo de mensagem e certamente o amor floresce de alguma forma. Nos dias de hoje também utiliza-se símbolos para demonstrar o amor, símbolos modernos como a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Que lindo! No Brasil, apesar de ser comemorado às vésperas do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro, tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário João Dória, quando ele criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". 

A data escolhida talvez tenha sido porque representa uma época pobre em festas comemorativas e alavancar as vendas do comércio de presentes não é uma má ideia. A data foi criada pelo comércio paulista e depois assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito. No Japão existem dois dias dos namorados, o primeiro é 14 de fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos,  namorados e afins e no dia 14 de março, que é a vez dos homens retribuírem o presente. 

A prática de cartões me deixa feliz, eu comecei escrevendo cartas de amor no colégio e vendia para minhas amigas, o intuito não era o dinheiro, era de se fazer o casal ficar ainda mais apaixonados, claro. Um dos cartões mais antigos foi emitido em 1415 por Charles, Duque de Orleans, a sua esposa, quando era prisioneiro na torre de Londres. 

O cartão é preservado agora no museu britânico. As artimanhas para este dia são muitas, por exemplos: crianças celtas vestiam-se de adultos no dia 14 de Fevereiro e cantavam de porta em porta, celebrando o amor; No País de Gales, gravavam-se colheres de madeira com corações, chaves e fechaduras, trocados como prendas pelos apaixonados, que significavam: "Só tu tens a chave do meu coração".  

No período Vitoriano, as mulheres podiam “prever” seu destino amoroso de acordo com o pássaro que vissem: ver um "pintarroxo" era sinal de que a mulher casaria com um marinheiro, ver um pardal era sinal de que casaria com um pobre, mas seria feliz, uma andorinha, um bom homem. Agora uma observação “meninas”, se tiver o azar de avistar um pica-pau, cuidado, ficará solteira. Infelizmente, até o amor tem suas barreiras e seus horrores. Para se ter uma ideia nada simples, em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Apesar das datas e das motivações serem diferentes de país para país, o importante é que todos eles celebram o amor. E você meu leitor, qual é a sua ideia para hoje?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...