Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

PT-EDO



“Máquinas são iguais, as histórias que as tornam diferentes”. Acordei com esta frase na cabeça e me peguei a pensar em uma máquina que conheci em Campinas-SP, no Aeroporto dos Amarais, do Cmte Carlos Edo. O PT-EDO. 

Sua história tem de entrar na nossa história, não por ter mais uma vírgula ou uma palavra bonita, mas por ser incrivelmente encantadora. Estamos falando do Embraer EMB-110 Bandeirante, que é um avião turbo-hélice com capacidade de 15 a 21 passageiros, para uso civil ou militar, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer. 

Na década de 60, o governo brasileiro tinha um propósito de obter uma aeronave para uso civil e militar, a ser utilizado no transporte de cargas e passageiros. Por isto o Bandeitante, capaz de ligar em regiões remotas e dotadas de pouca infra-estrutura. Liderada inicialmente pelo projetista francês Max Holste, a missão de desenvolver o produto. 

Nasceu assim o Bandeirante, primeiro avião comercializado pela então estatal Embraer, e o primeiro grande voo da empresa rumo ao sucesso, com a venda de 501 unidades para diversos países, incluindo forças armadas. É tão especial que foi utilizado além do transporte de passageiros, também passou a transportar carga, utilizado em busca e salvamento, reconhecimento fotográfico, originou também uma versão de patrulha marítima, o Embraer EMB-111 Bandeirulha. Fora designados para a Força Aérea Brasileira seus vários modelos, como o modelo de produção inicial para transporte militar com doze lugares. 

Equipado com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-27 de 680HP em Naceles redesenhadas alojando completamente o trem de pouso recolhido. Comprimento da fuselagem de 13,74 m e peso máximo 5.300 kg. Primeiro voo em 9 de agosto de 1972. O 110A - versão de calibragem de auxílios à navegação com capacidade para até seis passageiros/operadores. 110B - versão de aerofotogrametria com câmaras Zeiss e aviônicos adicionais com capacidade para até cinco passageiros/operadores. B1 - versão especial com alternativa de conversão rápida para transporte de até catorze passageiros. 

Duas unidades construídas, uma para a Força Aérea do Uruguai e outra civil. Bandeirante modernizada da Força Aérea Brasileira, equipada com modernos aviônicos desenvolvidos pela Aeroeletrônica. A aeronave passou por um processo de modernização, no qual recebeu vários novos sistemas desenvolvidos pela subsidiária da Elbit Systems de Israel.

Temos bandeirante Transformado em suíte, o investimento foi de R$ 5,2 milhões para se criar esta suíte temática. Tem até o Bandeco como uma área de lanchonete e recreação em Palmerston North. Há muito o que contar desta fera. Não tem como se encantar ao ver tão belas máquinas, mesmo somente em fotografias vistas somente na Internet. Agora vamos falar do PT-EDO. Acho que é o Bandeirante mais voado do mundo. “Nem sequer um pneu furado e contando com uma tripulação que literalmente o venera, o Bandeco continua firme e forte para atender os "paladares" mais exigentes em termos de custo-beneficio e qualidade de atendimento”. 

Além dos serviços de táxi aéreo, o PT-EDO também participa de voos especiais, como foi o caso quando ele voou com a porta removida para uma tomada de fotos aéreas em formação dos E-Jets da Azul. Já obtém muitas horas de voos, tendo realizado inúmeras demonstrações junto do Circo Aéreo Onix e depois na Esquadrilha Oi, além de serviços de altíssima reputação no Táxi Aéreo, transportando celebridades de diversos segmentos, notadamente da música. Durante vários anos atendeu quase em exclusividade Os Paralamas do Sucesso. Voaram no Bandeco também Os Racionais MC, O Rappa, Fafá de Belém, a turma do Leandro e Leonardo, o Daniel, o Grupo Raça, Sensação, Sérgio Reis. 

Diversas deusas também usaram as asas do PT-EDO: Juliana Paes, Mariana Kupfer, Joanna Prado, Mariana Weickert... Olha a fama do menino! Depois de muitas “idas”, o bandeirante foi transferido para a extreme Táxi Aéreo. A EXTREME já está no ar há mais de 20 anos, com shows de acrobacia aérea, pára-quedismo e balonismo, tendo realizado muitas apresentações em inúmeras cidades do Brasil e exterior, em vários tipos de eventos, desde festas de aeroclubes e bases aéreas, feiras agropecuárias, jogos de futebol, até merchandising em novelas. 

É a primeira empresa homologada junto ao DAC - Departamento de Aviação Civil - para realizar demonstrações aéreas e a primeira equipe civil autorizada e homologada pelo DAC para voar em esquadrilha. Grandes empresas já contrataram os Shows, como a OI, Red Bull, Volkswagen, Carrefour, TAM, Malwee, Skol, Brahma, Onix Jeans, dentre tantas outras. PT-EDO é realmente uma belezura de aeronave. 

Cmte Edo faz jus ao seu porte e o trata como seu “xodó”... A gente realmente se encanta com o glamour que o envolve, ficamos maravilhados ao vê-lo, e tirar uma foto com o Bandeco para nosso mural, faz parte. Faz parte de mim, faz parte de você também? Parabéns Cmte EDO pela sua Aeronave, história, pelos caminhos e ares percorridos ao longo deste tempo. E que o seu tempo seja sempre de belíssimos voos e céu sempre de brigadeiro.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...