Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Samba de Gafieira



O samba de gafieira é um estilo de dança de salão derivado do maxixe, dançado no inicio do século XIX. O maxixe foi a primeira dança urbana, a dois, que apareceu no Brasil, não era atrelada a nenhum ritmo, era dançado nas ruas do Rio de janeiro em 1875, mais depois foi dançado ao som de vários gêneros brasileiros baseados no tango. Na verdade, a dança era utilizada para distrair a corte e hoje em dia é um estilo de vida. 

E falar em samba não tem como lembrar da sua malandragem e elegância, o dito "malandro" sempre protege sua dama, dando a ela espaço para que ela possa se exibir para ele e para o baile inteiro ao seu redor e, ao mesmo tempo, impedindo uma aproximação de qualquer outro homem para puxá-la para dançar. Daí também a atitude de se sambar com os braços abertos, como se fosse dar um abraço, além de entrar no ritmo da música, proteger sua dama. É o nosso samba de salão brasileiro, matriz carioca, popularmente denominado de Samba de Gafieira, predominante na cidade do Rio de Janeiro, que constitui referência atual das danças de salão no Brasil. 

Pode-se dizer que no meio da dança de salão de São Paulo e Rio de Janeiro o samba de gafieira é o gênero mais dançado atualmente. Gafieira é o local onde por volta do fim do século 19, tradicionalmente as classes mais humildes podiam frequentar para praticar a dança de casal, ou dança de salão. A gafieira é uma das misturas que saiu do samba, porém diferentemente dessa manifestação popular, a gafieira tem um código de ética, onde predomina a elegância e o respeito, mantendo em vigor a malandragem e a magia da boemia. A procura pelo gênero tem aumentado sensivelmente desde meados da década de 90. Novos estilos foram criados, porém percebe-se que atualmente há uma tendência da mescla da modernidade com o samba de gafieira tradicional. 

Antes era o Batuque, dado como dança, um ritmo que os africanos mostravam sua cultura, era um tipo de dança de roda, acompanhada por palmas e eles chamavam de umbigada, no dialeto luanda, esta seria uma denominação genética e histórica. Existem as ramificações deste estilo, como: samba breque, samba no pé, samba de bossa nova, samba reggae, samba funk, samba rock... Todos com seus estilos, passos e mudanças ao longo do tempo. Com a vinda dos escravos da áfrica para o brasil, com eles vieram suas músicas e suas danças e , ao que tudo indica foi na bahia onde começaram as primeiras sessões de samba, ou seja danças de negros, sagradas e profanas. 

Desde o século XVII já se dançava ao ar livre, danças de origem provavelmente portuguesa, que com a influência negra deu origem a danças rurais que recebiam o nome de xiba, no Rio de Janeiro, cateretê,em Minas Gerais e fandango nos estados do sul. Uma curiosidade na história deste estilo de dança de salão é que tem origem nos bailes das cortes reais europeias, tomando forma na corte do rei Luis XIV, na França. É possível que o abraço lateral venha do fato de que, na época, os soldados carregavam a espada do lado esquerdo. “Não deixa o samba morrer...” Vamos que vamos!




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...