Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

ahlanaC (Canalha)

Estive pensando nestes dias sobre canalhas. E também por coincidência passou um canalha em minha vida. Um não, vários! Como passa na vida de qualquer um, todo dia. Canalha, uma pessoa sem moral e verdadeiramente um patife. Canalha também é o rótulo que a sociedade dá ao homem que procura a mulher com finalidades outras que não os compromissos sócio-conjugais (namoro, casamento). Sedutor, possui habilidade para relaxar suas parceiras a ponto delas se sentirem desejadas por um homem que conhece a alma feminina e suas fragilidades. 

O canalha aparece quando a mulher deixa de se sentir especial pelo homem em questão. Tenho procurado uma definição para tal palavra e se poderia, de alguma formar, mudar este rótulo. Creio que não há! Desde que o indivíduo foi tachado por estas piores qualidades, não tem muito o que fazer mesmo. Adorei o texto do Jornalista Chico Garcia, que dia: O canalha não tem jeito mesmo. E nunca terá. Ele é o sociopata do amor. Inspira confiança e expira mentiras. E você, na falta de algo melhor, vai respirando esse ar sedutor. 

No alto dos seus 1,70m de mulher independente, forte e sedutora, você sempre acha que pode consertá-lo. Esqueça, você está apaixonada e o antídoto para o canalha é o desprezo. O canalha finge que não é um canalha. Posa de bom moço, carente, apaixonado e infeliz. E você acredita ser a salvação dessa alma perdida, depois de tantas desilusões amorosas. O canalha cria uma nova identidade, mas sem registro em cartório. Ele age por instinto, não sabe ser de outra forma. A sedução faz parte da sua sobrevivência emocional. Ele é uma fera e você o prato de comida. Mas ele tem um jeitinho tão meigo, uma conversa tão bacana, não é mesmo? O canalha é inteligente, sagaz, enigmático e te faz rir. Pronto, o cara perfeito. O único porém é que ele nunca será completamente seu. Amar um canalha é entrega sem devolução. A submissão é ingrata: revolta, mas apaixona. O canalha é o disfarce da conquista, máscara do engano. E é justamente isso que te encanta nele. Ele sorri em versos, fala em melodia e te decifra com os olhos. O canalha parece ter o manual de instruções para seduzir. E faz isso sem nenhuma força. Você consegue ver sensualidade nele caminhando na rua, tomando whisky, acendendo um cigarro e até dirigindo. 

O canalha nem bonito é, mas parece ter nascido para desafiar o seu bom gosto. Ele faz você escutar músicas que você nem sabia que existiam, faz você pesquisar textos e frases que traduzam o que você está sentindo. Faz você acordar de manhã e lembrar dele, pelo menos, na hora de passar o perfume. O canalha não pede, manda. Você adora e depois se odeia. Tenta escapar e horas depois, cai numa armadilha. Mas não fique triste, o canalha é o “teste drive” para qualquer corrida amorosa. É pré-requisito para as provas de amor. 

Toda mulher precisa de um bom e cruel canalha no seu caminho para encontrar o próprio valor. Somente depois de alguns meses mendigando atenção e se alimentando de mentiras cobertas por uma camada de ilusão, que você vai encontrar a correspondência do seu amor. Não nele, claro. Mas antes do coração achar o endereço certo para se apaixonar, é preciso primeiro ter garantias. É a conquista do chamado amor próprio. Amar um canalha faz parte da vida, é a construção de si mesma, leitura obrigatória para o vestibular sentimental que vem pela frente. 

Estar com um canalha é mais do que necessário. É gostoso”. Vivemos a “Era Canalha”, a verdade é esta. Não podemos rotular apenas os homens casados, e sim a sociedade, o mundo. E existem muitos tipos de canalhas. Por Bezerra da Silva: “ Canalha, tu é um verdadeiro canalha. Rapinou o dinheiro do povo, Saiu esbanjando. E fazendo bandalha”. Música dos Titãs: Não tarda nem falha. Apenas te espera. Num campo de batalha. É um grito que se espalha. É uma dor. É uma dor canalha. Que te dilacera. É um grito que se espalha. Também pudera. 

Canalha! No livro de crônicas do escritor gaúcho Fabrício Carpinejar, ele mostra que o canalha mantém seu charme sexual. Interessantes frases: “Quando eu penso que já conheci todos os babacas e canalhas do mundo, percebo que a espécie é infinita”. “E há mulheres tão canalhas que deveriam ter nascido homens”. E termino contemplando Millôr Fernandes : “Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos”. 

Mais será que a culpa é realmente inteira do canalha? Ele pode escolher o tipo que quer ser. E quando está completamente inteiro, pode ser você ou... Eu.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...