Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Tarobá e Naipi - Lenda das Cataratas.





No Paraná existem muitas lendas e tiveram início com os diversos povos que formaram o Estado. São comuns as lendas e contos de origem indígena, relacionadas aos escravos, padres jesuítas ou ao movimento do Tropeirismo. 

Lendas também de santos, de lobisomens, demônios e muitos monstros. Maldições, pragas e assombrações, curas; sobre heróis, bandidos e até de tesouro encantado. Mas, história de amor proibido realmente é o que  encanta o mundo afora. Cataratas de Foz não é somente  um conjunto 275 quedas de água no Rio Iguaçu. O sistema consiste de 275 cachoeiras ao longo de 2,7 km do rio. Algumas das quedas individuais têm até 82 metros de altura, embora a maioria tenha cerca de 64 metros. 

A Garganta do Diabo, em espanhol: Garganta del Diablo, uma queda em forma de U, tem 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento, é a mais impressionante de todas as cataratas e marca a fronteira entre a Argentina e o Brasil. “ Conta-se que os índios Caigangues, habitantes das margens do Rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M'Boy, um deus que tinha a forma de serpente e era filho de Tupã. Igobi, o cacique dessa tribo, tinha uma filha chamada Naipi, tão bonita que as águas do rio paravam quando a jovem nelas se mirava. 

Devido à sua beleza, Naipi era consagrada ao deus M'Boy, passando a viver somente para o seu culto. Havia, porém, entre os Caigangues, um jovem guerreiro chamado Tarobá que, ao ver Naipi, por ela se apaixonou. No dia da festa de consagração da bela índia, enquanto o cacique e o pajé bebiam cauim (bebida feita de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá aproveitou e fugiu com a linda Naipi numa canoa rio abaixo, arrastada pela correnteza. 

Quando M'Boy percebeu a fuga de Naipi e Tarobá, ficou furioso. Penetrou então as entranhas da terra e, retorcendo o seu corpo, produziu uma enorme fenda, onde se formou a gigantesca catarata. Envolvidos pelas águas, a canoa e os fugitivos caíram de grande altura, desaparecendo para sempre. Diz a lenda que Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente fustigada pelas águas revoltas. Tarobá foi convertido em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio. 

Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta sob a Garganta do Diabo onde o monstro vingativo vigia eternamente as duas vítimas”. Lindo não é? Estes índios, os caingangues ocupam cerca de trinta áreas reduzidas, distribuídas sobre seu antigo território, nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Brasil. Sua população é aproximadamente de 3000 pessoas.  

Os caingangues estão entre os cinco povos indígenas mais numerosos no Brasil atualmente. Turistas podem fotografar tanto a vista maravilhosa das Cataratas e também se fotografar com as imagens de Naipi e Tarrobá pintadas numa linda tela gigante que tem por lá, Selfie bem legal para o álbum do passeio. 

As Cataratas, ainda um ponto turístico muitíssimo frequentado até hoje, pudera... Com a exuberante vista que tem...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...