Aconteceu em Atibaia o V Festival da Cultural Paulista Tradicional – Entre Serras e Águas 2012 – Revelando São Paulo. O Festival de Cultura leva para a região bragantina as manifestações artísticas e folclóricas, a culinária e artesanato de cerca de 80 municípios do interior paulista, com transmissão ao vivo pela Internet. Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, e parceria com a Prefeitura Municipal de Atibaia, o V Revelando São Paulo Entre Serras e Águas foi realizado entre os dias 5 e 8 de setembro, no Parque Municipal Edmundo Zanoni mostrando a diversidade da cultura de raiz e tradicional da região Entre Serras. Com a entrada gratuita, o evento dispôs de 30 espaços de culinária, 50 de artesanato, Rancho Tropeiro, espaço indígena, cortejos pelas ruas da cidade e a corrida de cavalhada.
No palco, aproximadamente 110 grupos tiveram manifestações artísticas durante os quatro dias do evento. O destaque para a comemoração da quinta edição, teve transmissão de toda programação do festival pela internet na “TV Revelando” no site www.revelandosaopaulo.org.br, das 10h as 22h. O Rancho Tropeiro, veio com um novo formato e novos municípios. As cidades de Guararema, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Paraibuna, Redenção da Serra e São José dos Campos trouxeram a culinária tropeira com tutu de feijão, galinhada, arroz tropeiro, mandioca frita, bolos de milho e fubá, cural, doces de abóbora e o tradicional café caipira torrado na hora do foção de lenha.
A Imagem de Nossa Senhora Aparecida, depois de peregrinar pelas cidades de Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia, Jarinu, Várzea Paulista, Itupeva e Bom Jesus dos Perdões, na quinta feira (5) chegou ao Parque, às 12h, marcando o início do festival com apresentações de 20 duplas de violas, duas orquestras e quatro catiras, com muita moda de viola e música raiz sertaneja. Na sexta feira (6), a programação continuou com as orquestras da cidade de Socorro, Viola Morena da Fronteira, Grupo Viola caipira infantil e Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia. A Dança de São Gonçalo veio representada pelas cidades de Atibaia, Cajamar, Jarinu, Lagoinha, Piracaia, Nazaré Paulista. Sábado (7), o colorido e o movimento ficou por conta dos palhaços e reis das Folias de Reis das cidades de Araras, Arujá, Cajamar, Lagoinha, São Sebastião e Várzea Paulista, no palco do Revelando São Paulo.
Houve ainda o cortejo dos bonecos gigantes do Zé Pereira de Atibaia e a apresentação de grupos étnicos com as danças Cigana, Italiana, Russa, Portuguesa e Indiana no Festival da Amizade.
O último dia do evento, domingo dia 8, as Ruas de Atibaia recebeu o cortejo com cerca de 40 grupos de Congos e Moçambique de São Paulo e Minas Gerais e cortejo dos carreiros e carros de bois da cidade de Bom Jesus dos Perdões e a despedida da Imagem Peregrina que voltou ao Santuário Nacional em Aparecida. Realmente foi tudo muito bonito, a organização do Evento nota 10.
A Cigana Jú também foi uma ótima parada, Búzios, Tarô, vale de tudo mesmo. N.S. Aparecida que tenha piedade de mim. A roda de dança dos Ciganos foi um encantamento, a gente paralisa com tantos passos e swings e até lembrei do Cid Augusto, tinha um Cigano muito parecido com ele por lá. Pena que tudo acabou, sentirei saudade dos índios e seus apetrechos, que por lá vi. Mesmo assim fechei meu fim de semana com “chave de ouro” e uns quilinhos a mais também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário