Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Contos que conto...Por Sulla Mino...Maneosí, o sonhador

Maneosí, um gaúcho casado com uma mulher muito companheira e amiga, que tem feito de tudo para fazer seu amado feliz. Um gaúcho que nem conhecia coco direito.

Quando ele tinha 20 anos de idade (aproximados), e com um desejo enorme de ser piloto de avião, foi fazer exames médicos no V COMAR, Comando aéreo em canoas no RS. Na ocasião exames para o curso de PP, Piloto Privado, ao qual posteriormente, desejaria fazer piloto comercial. Fez diversos exames e passou menos em um que por problemas odontológicos na época, e por falta de dinheiro para fazer um bom tratamento, pois eram caríssimos, não pode fazer o curso. O que fazer?

Desanimou, entristeceu e enterrou o seu sonho por um tempo, depois disto começou a trabalhar como motorista de carreta e com o passar dos anos acabou vindo morar no nordeste.

Aqui depois de mudar de profissão ao qual por ironia passou a atuar como técnico em prótese dentária e com isso acabou fazendo junto aos dentistas amigos, o tratamento dentário que precisava e hoje isto para ele não tem mistérios. Então como voar sempre mexeu com ele, começou a voar de asa delta, comprou uma asa modelo andorinha quase de graça de um amigo em Natal – RN começou os voos com muita dificuldade, sem instrutor credenciado, apenas um amigo que voava esporadicamente o ajudou, sempre temos bons anjos ao redor.

Matando a vontade de voar, voou muito tempo... Depois trocou a asa por um parapente e voou muito tempo em diversos lugares, sempre junto da amada esposa, maior incentivadora para realizar seus desejos, inclusive passou praticamente um ano todinho, voando todos os finais de semana em Pacatuba no CE, onde morou por este período, participou de dois campeonatos e nos dois tirou ironicamente o segundo lugar. Por ficar desempregado no ceará, optou em voltar a morar em Mossoró, onde mora a mãe de sua esposa. Hoje, depois de um grande período sem voar, está querendo voltar à ativa e voar de verdade, um belo avião, profissionalmente e trabalhar nesta área. Trabalhando hoje como motorista de ônibus em uma empresa de Mossoró com um salário pequeno, o sonho não será possível.

Além de exames médicos, tem as provas de PP ao qual está estudando em livros e muitas vezes emprestado de colegas, precisa de 40 horas praticas de voo necessário para formação de PP, e o curso teórico comercial, teoria e prática ao qual são mais 160 horas práticas para conclusão do PC.

Só que nada mais é possível, estupidamente foi mandado embora da empresa, não conseguia cumprir o horário do percurso do ônibus, isso porque perdia tempo nas paradas, esperava pacificamente o idoso subir o degrau ou a senhora descer calmamente com a criança no colo. A empresa não quer perder tempo com esse tipo de “bobagens”. Nosso sonhador está com sua “asa” quebrada, já não pode conter tantas lágrimas, já não pode apreciar o céu de brigadeiro, o coração dói, a alma dói. Simplesmente porque tem 42 anos, simples número que pesa no curriculum, nas costas largas.

Maneosi um tempo atrás se desesperou e desistiu de voar, resolveu colocar os pés no chão e fazer sua passagem da vida com uma simples caminhada, pequenos passos, sem pressa. Sua amada grávida, ele desempregado, morando na casa da sogra e ainda com responsabilidades anteriores, filhos.

Se eu tivesse o dom de mudar certas coisas, mudaria o rumo da tua vida, se eu tivesse o dom de retirar certas coisas na vida de alguém, certamente retiraria alguns anos de idade de Maneosi ou pelo menos voltaria vinte anos atrás.

E se ainda eu tivesse o dom de poder mudar o vento que sopra, desviaria uma boa parte para ele. Você, meu amigo, ainda pode voar, de uma maneira diferente, que certamente não precisa de limite de idade, condição financeira.

A vida, muitas vezes, deseja que tenhamos caminhos diferentes dos que a gente sonhou um dia quando jovens, e nós, por egoísmo ou falta de atenção, não damos importância e procuramos um outro jeito de chegar à frente, um jeito pior.

Você pode voar, mesmo sem asas artificiais, sem plano de voo, sem estar sendo monitorado, sem berimbelas.

Para isto não precisa estudar velhos livros, obter horas, rever teorias de voo ou meteorológicas. Este voo que você pode alçar, nem o tempo é capaz de impedir. Faça o check, esteja na cabeceira, de velocidade, o céu te espera. Está liberada uma nova pista na tua vida, decole!

Nunca desista de algo, seja ele qual for, nunca desista de ser um sonhador.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...