Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Monte Pascoal, primeiro monte avistado por Cabral em 1500.

O Parque tem uma fauna diversificada. Entre os mamíferos destacam-se: veado-campeiro e a ariranha, ambos ameaçados de extinção. Ainda conta com alguns raros, como: ouriço preto, preguiça de coleira e o guariba. Com relação aos carnívoros pode-se citar a suçuarana e a tradicional onça. As aves ameaçadas de extinção: urubu-rei, macuco e mutum. A área do parque possui 22.500 hectares que é compartilhada com a reserva indígena, território dos Pataxós com 8.600 hectares. A região é coberta por Mata Atlântica e do topo do monte, têm-se a visão do mar de um lado e da Serra do Itamaraju do outro.


A trilha que leva até o topo do Monte Pascoal é uma das maiores atrações do parque. Apesar de ser um tanto difícil, vale a pena ir até o cume, pois a vista lá de cima é inesquecível.



O Monte Pascoal é um pequeno monte (586 metros de altura) localizado no estado da Bahia, a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro. Segundo os registros históricos, o Monte Pascoal teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação no dia 22 de abril de 1500, data doDescobrimento do Brasil. O acidente geográfico recebeu este nome justamente porque o desembarque ocorreu na época da Páscoa do ano de 1500.

Em 29 de novembro de 1961 foi oficialmente criado o Parque Nacional do Monte Pascoal, com 22,5 mil hectares e 110 quilômetros de perímetro, no município de Porto Seguro. A melhor forma de se chegar ao monte Pascoal segundo o pesquisador e escritor da região Armando Azevedo é pela cidade de Itamaraju o acesso principal do parque. Esta Cidade é guardiã do "Sitio do descobrimento' Ou seja o Parque Nacional do Monte Pascoal. O parque está aberto a visitação com o consentimento dos índios pataxós que habitam a região.

Contato

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Pascoal

Rodovia BR-498, Caixa Postal 24, Itamaraju (BA) - CEP 45830-000.

Telefone (73) 294-1110.

* Imagens: Sulla Mino (Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...