Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Thunderbolt P-47 By Sulla Mino

Se me perguntassem qual “pássaro” eu gostaria de ter sido, certamente eu responderia que gostaria de ter sido um Thunderbolt P-47, o Grande Caça da 2ª Guerra, também conhecido como "Jug" que quer dizer Jarro. Foi o maior, mais caro e mais pesado caça na história da aviação a ser motorizado por um único motor de combustão interna.

Foi um dos principais caças da Força Aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo utilizado também por outras forças aliadas durante o conflito, incluindo a Força Expedicionária Brasileira. O P-47 era eficiente em combates aéreos, mas provou-se especialmente hábil como caça-bombardeiro. Era equipado com oito metralhadoras calibre “Ponto 50”, quatro por asa.

Carregado com carga total, seu peso podia chegar a oito toneladas. Foi o primeiro modelo de avião dotado de borrachas de autovedamento no tanque de gasolina, o que permitia levar tiros diretamente no tanque, e a gasolina não vazar e foi o primeiro a ter a capacidade de carregar bombas de 277kg. Tendo sido, como caça escolta, ele e outros modelos de caça aliados substituídos em 1944 pelo P-51 Mustang, que tinha autonomia para acompanhar os bombardeiros na ida e volta de seus objetivos.

Assim a partir de 1944, passou a caça-padrão de ataque ao solo, sendo assim utilizado por outras forças aéreas aliadas durante o restante da Segunda Guerra Mundial, como a força aérea vermelha da então União Soviética, a real britânica, em especial pelos indianos na frente birmanesa, pelo 1º Grupo de Caça da Força Aérea Brasileira na campanha da Itália e pelo Esquadrão 201 da Força Aérea Mexicana na campanha de retomada das Filipinas. Há casos de P-47 voltarem com apenas uma das asas inteira e, ainda assim pousar, taxiar e parar suavemente na pista. Lendo o texto de Nicholas Mastrangelo- Chefe do Dept. de Publicações Técnicas, Republic Aviation Corp., podemos ter uma ideia desta incrível máquina. O Thunderbolt foi projetado com um aileron de forma arredondada, capota ejetável, controles de superfície todo em metal e foi o primeiro avião a reduzir a carga sobre o pedal do leme através do uso de compensador.

Durante sua a criação e concepção, seu projetista explorou todas as vantagens conhecidas e, primeiramente, adotou a eficiência de um monomotor, single-fuselage com a menor envergadura possível. Seu sistema de superalimentação, o qual ocupava um volume considerável na fuselagem, projetado para fornecer uma pressão 52" Hg até níveis estratosféricos para seu motor de 2800 pol³. Uma vez que a hélice convencional de três pás não era adequada ou até mesmo capaz de aproveitar toda a potência do motor, uma de quatro pás foi instalada, por coincidência, o P-47 serviu como primeira plataforma de testes para aquele tipo de hélice. Desenvolvimento da expansão interna da capacidade de combustível do P-47, pode se dizer, tem maior alcance de combate que qualquer caça. Dentre os warbirds remanescentes da Segunda Guerra, certamente o Thunderbolt é um dos mais numerosos.

Foi o caça americano em maior número durante a guerra - também criou uma legião de admiradores que talvez só perca para a do Mustang, outro clássico de sucesso. Amplamente empregado por nações ao redor do mundo, principalmente após a Segunda Guerra, o P-47 pode ser encontrado em museus de quase todos os países em que operou. Além disso, há também os que ainda voam, normalmente se apresentando em shows aéreos como o de Oshkosh e a CAF Airshow. Nesse caso, são Thunderbolts com esquemas de pintura reproduzindo aviões famosos pilotados por ases e que são conhecidos pelos seus apelidos como "Tarheel Hal" ou "Cheek Baby". Sem dúvida, saber o cadastro de todos os Thunderbolts espalhados pelo mundo, com informações sobre seu estado de conservação é uma tarefa complicada.

O Warbirds Resource Group, uma organização dedicada a preservar a memória das antigas aeronaves de combate, se encarregou de acompanhar o destino não só dos Thunderbolts, mas de todos os aviões que sobreviveram até os dias atuais. Ao todo, eles contaram 73 P-47s espalhados ao redor do mundo. As histórias são tantas em torno desta máquina, seus conflitos, modelos, restrições, suas ações incríveis, fases, aeronaves muito equipadas, , rivais, missões, marcas e lembranças...E se eu realmente tivesse sido este tipo de “pássaro”, com todas estas belas especificações, estaria voando até hoje, preenchida deste incrível céu, em dias maravilhosos de brigadeiro...

* Imagem Sulla Mino

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...