Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Cupido --> Parte I


Dia dos Namorados chegando e nada melhor que falar do cupido. Este ícone que nos flecha e nos faz apaixonar. Depois vem os presentinhos, os deliciosos bombons, o jantar romântico...Mais tudo começa com ele, o Deus do amor. O Cupido é o Deus do desejo, afeto e erotismo. Filho da deusa Vênus e seu pai Marte (deus da guerra), também é conhecido em latim como Amor. Embora apareça na clássica arte grega como um jovem esbelto alado, durante o período Helenístico, ele estava cada vez mais retratado como um menino gordinho. Durante este tempo, sua iconografia adquiriu o arco e flecha que continuam a ser um atributo de identificação; uma pessoa, ou mesmo uma divindade, que é atingido por sua flecha é cheio de desejo incontrolável. 
O Cupido romano mantém essas características, que continuam na descrição de cupidos múltiplos em ambos na arte romana e a posterior tradição clássica da arte ocidental. Na literatura latina, a capacidade do Cupido para obrigar o amor e o desejo desempenha um papel instigante em vários mitos ou cenários literários. Cupido era uma figura continuamente popular na Idade Média , quando sob influência cristã muitas vezes ele tinha uma natureza dupla como o amor celeste e terrestre, e no Renascimento, quando um interesse renovado na filosofia clássica dotou complexos significados alegóricos. Na versão grega, ele foi nomeado Eros e visto como um dos deuses primordiais. 
A história de Cupido e Psiquê é bem interessante: Quando a mãe do Cupido ficou com ciúmes da princesa Psique, que era tão amada por seus súditos que se esqueceram da adoração de Vênus, ela ordenou Cupido flechar Psique com o amor mais vil  do mundo. Enquanto Cupido se escondia em seu quarto para acertar Psyche com uma seta de ouro, ele acidentalmente arranhou-se com sua própria seta e caiu profundamente apaixonado por ela. Toda noite Cupido vinha ver Psiquê, mas em uma forma invisível. A moça estava vivendo muito feliz naquele lindo palácio.
 Mas passando os dias Psiquê ficava cada vez mais curiosa para saber quem era seu marido. Certa noite, quando Cupido veio ver Psiquê, eles se encontraram e se amaram. Mas quando Cupido adormeceu, Psiquê escondida e em silêncio pegou uma lamparina e acendeu-a, e quando ela viu o belo jovem de rosto corado e cabelos loiros, ficou encantada. Mas num pequeno descuido ela deixou cair uma gota de óleo no braço do rapaz, que acordou assustado e, ao ver Psiquê, desapareceu. O encanto todo acabou, o palácio os jardins e tudo que havia em volta desapareceu, como num passe de mágica. Psiquê ficou sozinha num lugar árido, pedregoso e deserto. Desconsolado, Cupido voltou para o Olimpo e suplicou a Júpiter que lhe devolvesse a esposa amada. 
O senhor dos deuses respondeu:- "O deus do amor não pode se unir a uma mortal". Mas Cupido protestou. Será que Júpiter que tinha tanto poder não podia tornar Psiquê imortal? O deus do amor o tinha ajudado muitas vezes, e talvez algum dia Jupiter precisaria da ajuda de Cupido de novo. Seria mais prudente atender o seu pedido. Jupiter mandou Mercúrio ir buscar Psique e lhe trouxesse para o reino celeste. Então Jupiter, o soberano, transformou Psiquê em imortal. Nada mais se opôs aos amores de Cupido e Psiquê, nem mesmo Vênus, que ao ver seu filho tão feliz se moveu de compaixão e abençoou o casal. Seu casamento foi celebrado com muito néctar, na presença de todos os deuses. Juntos viveram, tiveram uma filha, Voluptas, ou Hedone, e Psiquê (que significa ”alma”) se tornou uma deusa. Nossa! Este é o famoso “viveram felizes para sempre”. Realmente o amor é admirável e corajoso. Na pintura e escultura, Cupido é muitas vezes retratado como um nu, menino alado ou bebê, armado com seu arco e uma aljava de flechas. Em joias e outras peças sobreviventes, Cupido é geralmente mostrado se divertindo com brincadeiras de infância, às vezes, a condução de um aro, atirar dardos, captura uma borboleta, ou flertando com uma ninfa. 
Ele é muitas vezes representado com sua mãe, tocando uma corneta. Em outras imagens, a sua mãe é descrita como um xingar devido à sua natureza perversa. Ele também é mostrado usando um capacete e carregando um escudo, talvez em referência a Virgil 's Omnia vincit (“frase latina que significa “conquista trabalho duro”) Amor ou como sátira política em guerras para o amor ou o amor como a guerra. Cupido está também em figuras proeminente em poesia, letras e, claro, elegíaco amor e poesia metamórficas. Na literatura mais tarde, o Cupido é frequentemente invocado como volúvel, brincalhão, e perverso. Também carregando dois conjuntos de setas: um conjunto de cabeça dourada, que inspiram o amor, e a outra de chumbo-cabeças, que inspiram o ódio.


CONTINUA...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...