Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Mitologia by Sol Firmino

Aventuras e desventuras de Teseu


Teseu era filho de Egeu, rei de Atenas, e antes de se tornar um grande rei viveu muitas aventuras. A mais famosa foi aquela em que matou o Minotauro e escapou do Labirinto onde o monstro habitava. Minos recebeu de Poseidon um magnífico touro e o guardou, em vez de sacrificá-lo. Enfurecido, Poseidon pediu à Afrodite que inspirasse na esposa do rei uma paixão pelo touro. Pasífae pediu ao arquiteto Dédalo que fizesse uma vaca oca de madeira para que ela entrasse e consumasse seu desejo. Dessa união nasceu o Minotauro, com cabeça de touro e corpo de homem. Minos encarregou Dédalo da construção do Labirinto onde foi colocado o monstro.

O Minotauro se alimentava de carne humana, enviada por Atenas como pagamento de um tributo, pois anos atrás Minos vencera uma guerra contra a cidade. A cota era sete rapazes e sete moças. O tributo somente cessaria quando o Minotauro morresse. Decidido a livrar Atenas desse fardo, Teseu resolveu ir a Creta como um dos jovens destinados ao sacrifício. Egeu combinou com o filho que, se ele voltasse são e salvo, deveria trocar a vela negra do navio por uma branca; dessa forma, quando avistasse a embarcação, saberia que o filho estava vivo.

(...)

solfirmino.blogspot.com

Texto completo na coluna Mito em Contexto, em Blocos online.


Imagem: Teseu eo o Minotauro, mosaico romano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente, na volta, depois de derrotar - e matar - o Minotauro, Teseu esqueceu-se de trocar de vela. O seu pai, pensando que ele havia morrido, morreu de desgosto. Rss. Bem, só sei até aí. Sulla, legal trazer para o blog a mitologia grega. Nota dez!
Beijos!
Raí

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...