Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Resenha do Filme --> Sherlock Holmes

Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle, publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual em novembro de 1887. Holmes é um investigador do final do séc. XIX e início do séc. XX que aparece pela primeira vez no romance A Study in Scarlet (Um estudo em Vermelho).

Neste mês de janeiro de 2010 já é possível ver nos cinemas brasileiros “Sherlock Holmes”, novo filme de Guy Ritchie, que traz o famoso detetive britânico como protagonista, vivido por Robert Downey Jr. e seu parceiro John Watson, interpretado por Jude Law. Em 1870, na Londres vitoriana, pessoas são acometidas de alucinações em virtude de serem atingidas por um dardo, com as visões as levando à morte, como mostra O Enigma da Pirâmide de 1985, dirigido por Barry Levinson, Holmes vivido por Nicholas Rowe. Já em 2009, depois de uma série de assassinatos violentos ligados a rituais, bruxarias, forças malignas e poderosas, Holmes envolve-se em uma batalha contra o crime na Inglaterra, utilizando suas habilidades físicas e mentais.

Guy Ritchie continua utilizando o mesmo estilo que o consagrou em seus trabalhos anteriores como Snatch - Porcos e Diamantes ou Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes. Muita ação, cortes de grande rapidez, enquadramentos diferenciados, ritmo incessante, muito sarcasmo também.

O filme recebe muita crítica: “Agora, temos um Sherlock que briga, que dá socos e pontapés com total eficiência, de muita ação física, e capaz de escapadas magníficas típicas de um Indiana Jones”, “o cachimbo permanece, já seu chapéu de detetive não mais, figurino regular”.

Downey Jr., ótimo como sempre, meio chateado com seu fiel escudeiro Watson que está prestes a se casar e a abandonar o mundo das investigações. É neste contexto de despedida que a famosa dupla vai tentar resolver o mistério de Lord Blackwood, um poderoso político inglês preso e condenado por assassinato, mas que continua aterrorizando Londres mesmo após o seu enforcamento. O filme contém muita ação, escapadas mirabolantes de Holmes, brigas, intrigas e suspense. Não é a mesma coisa quando se os livros, mas vale à pena conferir.


*Imagem Google


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...