Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Senta Pua!









"Senta a Pua" num linguajar mais popular, é o equivalente ao "Desce o Porrete". Pua significa cocar de guerra, uma espécie de porrete que os nossos indígenas usavam para quebrar os ossos dos inimigos, inclusive os crânios. Uma ironia bem bolada dos militares brasileiros para provocar os nazistas, que assumiam o mesmo conceito, só que com um martelo. Foi uma gíria que surgiu no Nordeste do Brasil na década de 40.

A ligação com o 1º GAvCa é que Entre os voluntários selecionados havia muitos jovens de origem nordestina oriundos de bases na Bahia e no Recife e outros que estavam servindo nos Afonsos, Rio de Janeiro. É uma expressão com vários significados e pode ser entendida nesse contexto como não correr da luta, lançar-se sobre o inimigo com convicção e vontade de vencê-lo não importando o perigo e a adversidade. Este emblema extraordinário é o símbolo e grito de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, tendo suas origens na Segunda Guerra Mundial.

O símbolo foi criado pelo então Capitão Aviador, depois Major-Brigadeiro Fortunato Câmara de Oliveira, Comandante da Esquadrilha Azul, o que foi feito a bordo do navio USAT Colombie, que transportou a Unidade do Porto de Norfolk Virgínia-EUA, ao porto de Livorno. Apareceu, então, pela primeira vez, a figura atlética do Avestruz do 1º Grupo de Caça, que nunca escondeu a cabeça diante do perigo. Sou fascinada por histórias da guerra e este símbolo é o meu preferido.

Ao contrário, os que o levaram em suas missões de guerra, pintado na carenagem do motor dos Thunderbolts, foram condecorados por atos de bravura pelo Governo dos Estados Unidos, por proposta do Comandante da 12ª Força Aerotática da USAAF, a quem o 1º Grupo de Caça estava subordinado operacionalmente no Teatro de Operações do Mediterrâneo. O Avestruz Guerreiro do "Senta a Pua!" foi para a FAB o que representa o emblema "A Cobra Está Fumando" para o Exército, através das batalhas de Monte Castelo, Montese e outras, sustentadas e vencidas pelos heroicos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira.

A simbologia é magnífica, a faixa externa verde e amarela significa o Brasil, o Avestruz é a velocidade e maneabilidade do avião de caça e o estômago dos pilotos, que aguentava qualquer comida, alimentação que lhes era oferecida, que contrariava todos os hábitos alimentares a que tivessem se habituado: feijão com açúcar, ovos em pó, leite também, etc. O quepe do avestruz significa o piloto da Força Aérea.

O escudo é a robustez do P-47 e proteção ao piloto. O fundo azul e estrelas, lindamente é o céu do Brasil com o Cruzeiro do Sul. A pistola, o poder de fogo do Thunderbolt. A nuvem significa o espaço aéreo. A fumaça e estilhaços é a artilharia antiaérea ( FLAK) inimiga. O fundo vermelho é o sangue derramado pelos pilotos na guerra e a frase “Senta a Pua” excelentemente é o grito de guerra, que foi lembrado pelo então Ten. Rui Moreira Lima que o ouvia, constantemente, quando servia na Base Aérea de Salvador. Ouvira-o do então Capitão Aviador Firmino Alves de Araújo (falecido como Brigadeiro do Ar) que, com essa expressão - pronunciada de modo impulsivo - concitava os companheiros e subordinados ao cumprimento rápido das missões e ordens que dele recebiam. Nada melhor, portanto, que aplicá-lo ao combate, como já o tinham o "A la chasse!" dos franceses e o "Tally Ho!" dos ingleses e americanos.

O símbolo Senta a pua está exposto no National Museum of the U.S. Air Force. A história da aviação militar brasileira na 2ª Guerra Mundial, maior conflito da história da humanidade, um tremendo combate impressionante e admirável, é realmente extraordinária, meus parabéns e grandes vivas aos veteranos, aos nossos aviadores. O orgulho é imenso aos nossos heróis e de ser Brasileira. Continuemos “Sentando a Pua”.


* Imagem google.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Senta a pua, Sulla! Nossos aviadores eram heróis mesmos!
Abraço,s
Raí

Josselene Marques disse...

Estive "ausente" em função do excesso de trabalho, mas hoje vim lhe fazer uma visita e, como sempre, aprendi muito por aqui.
Parabéns pela qualidade do que posta neste espaço!
Tenha uma semana abençoada.

VELOSO disse...

A cobra vai fumar!
Tudo de bom em tudo e sempre menina!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...