Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Atividade Distrital - Acampamento ELO em Bragança Paulista Tema: Suécia Por: Chefe Daniel

O final de semana começou mais cedo para os Ramos Escoteiro e Sênior do GE Pedra Grande. Na sexta-feira à noite com a montagem do campo para o acampamento ELO (Escoteiros locais em operação) e logo em seguida, de madrugada sob um céu limpo e estrelado realizou-se a investidura Sênior dos nossos jovens, Tais Alves Costa, Lucas Henrique Costa, Fillipo Nanni e Peterson Alves Campos. Detalhe, investidos já com o novo distintivo.

Logo de manhã, após os outros Grupos montarem seus campos em seus respectivos lugares, veio o hasteamento e a promessa de um dia repleto de diversão, alegria e desafios. Os Grupos participantes foram Cavaleiro da Paz 22º. Pinhalzinho 36º. Pedra Grande 74º. Jaguary 134º. Gebrapa 305º. Serra do Japi 236º. e Ivoturucaia 274º.

O sentimento de amizade era evidente no rosto de todos os jovens presentes, era a hora de reencontrar conhecidos, matar a saudade dos Chefes e dos irmãos escoteiros longes pela distância mas unidos por uma só promessa. E que lugar melhor para rever nossos irmãos escoteiros do que em um acampamento que reúne dois ramos? E foi nesse clima amizade, que teve início o Acampamento ELO. O tema deste ano foi um país localizado na Península Escandinava na Europa Setentrional, a Suécia. Com todas as bases realizando atividades que iam desde jogos, gastronomia e cultura dos Suecos e as patrulhas com nome das cidades. A escolha desse país foi porque o Jamboree internacional foi realizado lá. Nosso Grupo aplicou a base “Quebra-cabeça”, onde encenamos uma batalha Viking real pela conquista de duas cidades, onde os jovens tinham que ao mesmo tempo se defender e atacar o adversário. E com a Chefia para sabotar os planos de ambos os lados, música de fundo, pintura de guerra e muita disposição que os jovens defenderam seus territórios contra o inimigo. E nesse clima a base divertiu a todos, sendo considerada por muitos como a melhor do acampamento.

Durante todo o evento, só houve uma ocorrência; uma escoteira desmaiou quando estava passando pela base do Gebrapa “Desafio dos Suecos” e caiu da “falsa baiana”, sendo atendida pelo Socorrista de plantão do acampamento. A jovem foi encaminhada ao hospital, a coordenação do acampamento buscou seus pais e deu todo o apoio necessário, provando mais uma vez que os pais podem ficar tranqüilos que nós Chefes cuidamos de seus filhos como se fossem.nosso. O diagnostico para o desmaio foi falta de alimentação, pois ela não havia se alimentado antes de vir para o acampamento. Fica o alerta aos pais, sempre enviar os filhos já alimentados aos acampamentos, a chefia sempre passa essa orientação. Após o término das bases, veio a hora do banho, após o jantar, uma horinha livre e o “Fogo de Conselho” onde os Grupos apresentaram esquetes e cantaram músicas, destaque especial para o Grupo de Socorro, Cavaleiros da Paz que apresentou uma interpretação Viking da Leis Escoteira, muito boa por sinal. Seguindo a programação, teve o “jogo noturno” e enfim chegou a hora de dormir, ufa! Que dia, mas logo, às 5:30hr veio a alvorada, e todos já estavam de pé para fazer o hasteamento, tomar café e se preparar para as atividades que a chefia preparou.

O jogo consistia em esconder duas cartas, uma falsa e a outra verdadeira, que teriam que respeitar 30 metros de onde os bastões foram colocados e os jovens foram divididos em quatro grupos. Somente uma carta foi encontrada, e pela falta de atenção do grupo 3, que a encontrou, eles perderam o jogos, pois era falsa.

Após o jogo, era a hora do almoço, desmontar o campo e começar os preparativos para voltar pra casa. Na cerimônia de encerramento, palavras inflamadas de todos elogios e congratulações aos Chefes e aos jovens pintara a despedida com o verdadeiro espírito escoteiro. B-P deve estar muito feliz lá do acampamento no céu. Dentre as palavras de agradecimentos, houve uma em especial para nosso Grupo, a da Chefe Nice (GE Serra do Japi), que era amiga da nossa antiga Chefia e lembrou-se de tempos antigos, do Chefe Jairo, entre outros e em especial, muito emocionada, do Chefe Cláudio que está junto com B-P. E foi nesse clima que o Acampamento Distrital ELO terminou, com os jovens se despedindo, trocando e-mails e tirando fotos de momentos que estarão sempre na lembrança de todos nós, Chefes, Escoteiros e Seniores.

Bravo, bravíssimo à todos!!!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...