Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Dragões by Sulla Mino

Dragões ou Dragos são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto semelhantes a imensos lagartos ou serpentes, com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo.

A palavra dragão é originária do termo grego. No Egito antigo, os dragões eram associados com serpentes e relacionados com a ideia do mal. Na Mesopotâmia também havia essa associação de dragões com o caos. Na Grécia e em Roma, por vezes tinham poderes benéficos. Na cultura cristã, o dragão tornou-se um símbolo do pecado e do paganismo. Os dragões dos mitos pagãos do Oriente tomaram novas formas nas lendas das vitórias de São Miguel e São Jorge sobre dragões. Aliás, o extermínio desses monstros é o feito maior de muitos heróis, como Perseu.

Há histórias de dragões por todo o mundo, ele também pode ser um símbolo positivo em muitas culturas, como guardiões de tesouros ocultos e da imortalidade. Os dragões encontram conforto em lugares frios, escuros e úmidos; cavernas são as moradas ideais, além da penumbra e do frescor.

Há dragões que habitam em águas: mares, lagos, rios, mas, preferencialmente, pântanos, como os dragões ingleses Knuckers. O famoso Vlad Tepes ou Conde Drácula foi um membro da Sociedade Secreta dos Dragões em sua região e seu apelido "Drácula", significa, precisamente, Dragão. Nesta tradição há uma clara associação entre Dragões e Sabedoria, uma relação histórica com raízes plantadas na mais remota antiguidade.

Na China, são figuras de grande destaque. Festas folclóricas são dedicadas a eles, simbolizam o próprio povo chinês que se autoproclamam "Long De Chuan Ren" (Filhos do Dragão). Estas criaturas habitam nas águas, voam nos céus e percorrem as entranhas da Terra e dos Oceanos; aos seus movimentos subterrâneos são atribuídos fenômenos tectônicos como tremores de terra, terremotos e maremotos. Os dragões chineses são classificados em nove categorias: Dragão com Chifres, Dragão Celestial; Dragão Espiritual; Dragão Serpente, Dragão Amarelo.

Os quatros últimos são os Dragões-Rei, regentes dos quatro mares dos quatro pontos cardeais. Junto com o Unicórnio, a Fênix e a Tartaruga, era considerado um dos quatro primeiros animais que ajudaram na criação do mundo. Temos os Dragões Subterrâneos que eram guardiões dos das joias enterradas na terra.

Cada um possuía uma grande pérola que podia multiplicar qualquer coisa que tocasse. Azul: Augúrio do Verão, Vermelho e Negro: Dragões destas cores eram bestas ferozes cujas lutas causavam tempestades e outros desastres naturais. Amarelo: Estes eram os mais afortunados. Não podiam ser domados, capturados ou mesmo mortos. Apenas apareciam em tempos. Os Dragões chineses podiam tomar a forma humana ou de uma fera se desejassem e tinham uma bizarra coleção de fobias. Temiam o ferro, mas para criaturas que eram vistas como mestres de tais elementos e quase divinos, também temiam outras estranhas coisas como centopéias ou fios de seda tingidos em cinco cores.

O Japão também tinha seus dragões. Chamados de Tatsu, eles eram bastante relacionados com os Dragões Chineses. Assim como eles, também tinham diferentes subtipos, geralmente tinham somente três garras e eram mais parecidos com cobras. Pesquisadores de diferentes áreas, geólogos, arqueólogos ou teósofos, que defendem a hipótese de uma origem mais recuada para a espécie humana, admitem que pode ter ocorrido um período de transição no qual seres humanos conviveram com sáurios ou grandes répteis. Apesar destas descobertas a arqueologia oficial não admite a existência de seres como dragões em qualquer época, embora nos ladrilhos babilônicos, nos murais pré-colombianos, na mitologia nórdica, nos desenhos japoneses, pagodes e monumentos, na Biblioteca Imperial de Pequim e em muitos outros documentos históricos figurem reproduções perfeitas de Plesiossauros e Pterodátilos.

Na Bíblia, além do Apocalíptico Dragão Leviathan, o profeta Isaías relata sua visão de uma "serpente voadora", palavras que todos os dicionários hebreus traduzem como Saraph (veneno); e Mehophep (voador).

Os dragões seriam uma lembrança de tempos anteriores ao Dilúvio Bíblico; anteriores ao surgimento dos primeiros antropóides reconhecidos pela ciência atual, datada em 1 milhão e meio de anos atrás. Então, pense bem na escolha da tatuagem!

* Imagem: google.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...