Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Shuffleboard



Shuffleboard

Esporte! Como falar nele e praticá-lo também. Temos de torná-lo um hábito e também uma incrível diversão, incluindo também toda a  toda a família. E temos como diversão garantida o Shuffleboard. E quem acha que o Shuffleboard é só para aposentados se engana profundamente. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades para se divertir, se exercitar, competir e interagir socialmente, enquanto estão engajados em um excelente esporte. Pode ser praticado ao ar livre, em praças públicas, quadras e em Clubes Familiares. 

O Shuffleboard foi criado no século XV, na Inglaterra, onde foi bastante praticado pela aristocracia. Foram os soldados de Henrique VIII que popularizaram o esporte. No século XIX, também ficou muito popular como jogo sobre decks de navios de cruzeiro, como entretenimento para os passageiros, onde era jogado com tacos e discos de madeira. O jogo, semelhante à bocha e ao curling, transcorre sobre o tampo, com 6 metros de comprimento. A dinâmica do jogo consiste em empurrar, alternadamente por cada competidor, usando tacos especiais cuja ponta é em forma de "U". Vence o jogador que fizer o maior número de pontos, após dezesseis jogadas de 4 discos para cada jogador. Podem ser jogadas duas partidas individuais ou uma partida de duplas ao mesmo tempo em uma quadra. Os primórdios desse esporte, na Inglaterra, quando começou a ser chamado de "Shove-groat", pois inicialmente era jogado com moedas. É também uma importante ferramenta para a promoção de integração, interação e inclusão social, uma vez que não exige competências físicas e equipamentos caros para jogar. 

Como o Shuffleboard é um jogo competitivo, o praticante é convidado a desenvolver suas habilidades estratégicas na criação de boas jogadas. Estas características tornam o jogo emocionante, por isso, as pessoas de todo o mundo que tiveram a oportunidade de jogá-lo. O esporte foi introduzido no Brasil, em 1996, e as equipes brasileiras, masculina e feminina, têm participado dos Campeonatos Mundiais. Em 2005, o Brasil foi sede do 24º Campeonato Mundial de Shuffleboard, realizado na cidade de Niterói, na Associação Atlética Banco do Brasil. Em breve, sediaremos outro Campeonato Mundial, provavelmente no Nordeste. 

Atualmente, o maior número de praticantes de Shuffleboard está nos Estados Unidos e Canadá. Em 2005, foi reintroduzido na Europa, nos seguintes países: Alemanha, Noruega, Espanha, Holanda, Bélgica Rússia e Inglaterra. É praticado também, entre outros países, na Austrália e no Japão. E o Shuffleboard por ser muito legal, os jovens estão aderindo esta ideia maravilhosa, montando seus times com amigos... Entre neste pique também. E minha dica é: No Mezanino do Hooters, na Vila Olímpia em São Paulo, por exemplo, encontra-se uma mesa, única no Brasil. A partida não sai cara, e  participam quatro pessoas. 

O que acha que reunir uns amigos para uma boa partida?!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...